Considerados importantes para a proteção dos olhos contra poeira, insetos e outros problemas que podem machucar a região, os cílios, assim como todos os pelos do corpo, se renovam e necessitam de cuidados.
Um dos problemas que podem aparecer na região é a caspa, sinal de blefarite – uma doença crônica que provoca inflamação. Essa inflamação pode agravar toda a região ocular de acordo com o frio, estresse e ingestão de gordura. A blefarite provoca também excesso de oleosidade nos cílios, o ideal é que a pessoa possa fazer a higienização com água e shampoo de bebê, para não irritar os olhos.
Independente da blefarite, é aconselhável lavar sempre as mãos antes de mexer nos olhos. Para as pessoas que fazem o uso do rímel, os cuidados devem ser ainda maiores. Dormir com o produto nos cílios pode causar terçol – inflamação provocada por bactérias. Pessoas que tem terçol frequentemente devem evitar o uso do produto.
Além da falta de higienização, há também outros fatores que podem contribuir com a queda dos cílios, como o uso constante de máscara na face. Há também produtos manipulados que auxiliam o crescimento dos cílios, todavia esse tratamento deve ser realizado sempre com o acompanhamento médico – evitando problemas futuros.