Indicado para corrigir desajustes nos dentes, o aparelho ortodôntico é utilizado também para prevenir problemas de oclusão, que é o ato de abrir e fechar a boca quando os maxilares estão prejudicados. O seu uso pode trazer não só benefícios funcionais, mas um grande ganho estético. A ortodontia é a especialidade responsável por avaliar a necessidade do uso do aparelho e indicar o modelo ideal, que poder ser fixo ou móvel. Em ambos é preciso cuidados especiais na higienização bucal e manuseio do dia a dia.
A ortodontista e coordenadora do Curso de Especialização em Ortodontia FBB/Associação Brasileira de Odontologia Secção Bahia (ABO-BA), Maria Rita Sancho Rios Xavier, dá dicas de como o paciente deve proceder durante o uso do aparelho. Ela aconselha que, “para o aparelho ortodôntico fixo, não é recomendado mascar chiclete, comer pipoca, frutas de caroço, a exemplo de umbu e siriguela e ao comer alimentos mais duros como carne e maçã, é bom que sejam em pequenas porções”.
Maria Rita também menciona que “ao ingerir o alimento, a mastigação deve ser feita alternando-se o lado direito e o esquerdo. O ideal é que ao ingerir cada porção, mastigue-se o alimento pelo menos dez vezes antes de engolir, pois esse procedimento vai facilitar a digestão. As pessoas em uso de aparelho ortodôntico devem ter a preocupação de escovar os dentes logo após as refeições. É importante para não acumular placar bacteriana na superfície do dente e do aparelho”.
Ela ressalta que a higienização é importante por que “evita o aparecimento de manchas após a remoção do aparelho, que na verdade são pequenas descalcificações do esmalte ao redor do braquete por má higiene”. A especialista afirma que “é um risco colocar o aparelho ortodôntico em locais que não sejam em consultórios odontológicos de preferência ou profissional especializado. Camelôs, compra pela internet e comércio de borrachinhas coloridas corre-se um sério risco de perda dos dentes”, conclui.
A Associação Brasileira de Odontologia Secção Bahia (ABO-BA) oferece o Curso de Especialização em Ortodontia FBB, voltado para a ortodontia moderna, orientando o uso de recursos técnicos como: Braquetes autoligados – Sistema Damon; Braquetes Convencionais – Sistema M.B.T.; Fios de alta tecnologia: Superelásticos e termoativados; Sistema de ancoragem absoluta: Mini-Implantes; Empresto sistemático de forças leves para movimentação; Integração com a Cirurgia Ortognática em atendimentos ambulatoriais e hospitalares; Atendimento e incentivo à pesquisa nas áreas de Ortodontia Preventiva, Interceptativa e Corretiva; Atendimento e Incentivo à pesquisa Síndrome Obstrutiva das Vias Aéreas Superiores (SOVAS): Respiração bucal, roncos e apnéias do sono.
Ouça áudio na íntegra:
Texto: Ana Paula Nobre (DRT-BA 3638)
Fonte: ABO Bahia
Foto: Pixabay