Cuidados a tomar com a escova de dente

schedule
2015-10-01 | 17:11h
update
2022-02-26 | 21:55h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Cuidados a tomar com a escova de dente

Por mais difícil que possa parecer,a princípio, nossas escovas de dente, projetadas para proteger nossas bocas, reúnem as quatro condições propícias à proliferação de micro-organismos: umidade, luz, temperatura amena e nutrientes. Por isso precisam ser higienizadas corretamente, já que os micróbios podem vir da própria cavidade bucal ou do ambiente em redor, uma vez que os banheiros estão cheios de coliformes fecais.

Os vírus e fungos também podem se instalar nas cerdas da escova, sendo que o aparecimento de doenças vai depender do número de seres microscópicos que acessam o organismo e do equilíbrio do sistema imune.

Especialistas da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, descobriram a presença de germes em peças lacradas, ainda nas embalagens, comprovando que sete das novas escovas examinadas já tinham bactérias nas cerdas antes do primeiro uso. Portanto, o prudente ao usar uma nova escova é lavá-la com água e um pouco de antisséptico.
Como as escovas, em geral, ficam nos banheiros é preciso fazer algumas mudanças para preservar esse importante acessório da nossa higiene bucal. É bom saber que apertar a descarga com a tampa aberta espalha um fino spray de água e bactérias pelo ambiente e que essas partículas podem se fixar nos objetos expostos.

É fundamental, ainda, que a escova fique em um espaço a cerca de dois metros do vaso sanitário e que fique o mais longe possível da descarga e do assento. Não secar a escova na toalha de banho ou de rosto, ou no papel higiênico, pois esses materiais, por estarem à mostra, podem estar infectados. Pode-se reservar um pacote de guardanapo descartável para esse fim e deixá-lo no armário.

A orientação é que também não se deixe as escovas misturadas em um único recipiente. Quando cada uma fica em seu canto evita-se a possibilidade de contaminações cruzadas.

Armários grandes e arejados são ideais para guardar as escovas, mas é preciso limpá-los com regularidade. Lembrar ainda de não deixar a escova na pia, mesmo com capinha, pois isso não impede a exposição aos germens. Antes de guardá-las convém dar umas batidas leves com o cabo na borda da pia, pois essa ação libera as gotas, embora os tufos continuem úmidos.
Outros cuidados a tomar:
a) Raspagem – Friccionar os dedos nas cerdas após escovar os dentes, tirando o excesso de água. Antes, não esqueça de lavar as mãos.

b) Posição – Deixe sua escova na vertical, dentro de um copo por exemplo, para cooperar com a descida do líquido que ficou nas cerdas.

c) Tons da cerda- Prefira os tons mais claros, pois fica mais fácil ver a sujeira e o crescimento do bolor. Quanto mais cerdas a escova tiver, mais cuidado ao limpá-la, principalmente nos espaços entre os tufos.

d) Modelos- Os mais simples, fabricados com um único material tendem a acumular menos germes. Os cabos lisos, sem ranhuras ou buracos, são os mais limpinhos.

e) Manchas – Os pontos pretos no cabo são aglomerações de fungo e sinalizam que já passou da hora de trocar de escova.

f) Cor- Cabos de cores claras tornam eventuais manchas mais visíveis.
Aurora Vasconcelos

Fonte: Revista Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
04.08.2024 - 20:35:06
Uso de dados e cookies: