O cuidador de idoso é um profissional extremamente importante para as famílias que necessitam de um cuidado especial com seus entes queridos. Esse técnico tem a principal função de cuidar de um determinado idoso, dessa forma, ele deve atender as necessidades básicas de higiene, alimentação, remédios dentre outras. É também importante saber a informações básicas sobre a patologia de quem pretende cuidar e este atento para identificar reações e novos sintomas.
O Centro de Referência de Atenção ao Idoso (CREASI), completa 7 anos atuando em prol do cuidar da saúde do individuo na melhor idade. Implementando atenção básica nas área especificas de geriatria, dermatologia, enfermagem, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, nutrição, terapia ocupacional e assistência farmacêutica, dentre outras especialidades com equipes multidisciplinar.
As atividades são voltadas para as pessoas idosas, familiares e cuidadores, pois atuam com palestras e conscientização no cuidado com a pessoa idosa no acompanhamento no processo de adoecimento da pessoa, criando uma rotina, de atividades que aproxima e melhora o cuidar.
Segundo a Gerontóloga, nutricionista, enfermeira e responsável pelo Programa de apoio ao cuidador da unidade do CREASI e professora da Escola Bahiana de Medicina, Drª Amélia Oliveira, é necessário estabelecer vínculos de confiança entre o cuidador e a pessoa quem precisa de cuidado, além da família dessas pessoas. “é importante o paciente saber que tem alguém em que possa contar, já que a qualidade do cuidar melhora a relação entre o cuidador e o enfermo”, explica.
O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar desta quarta-feira (15.08). Patrícia Tosta conversou com a a Gerontóloga, nutricionista, enfermeira e responsável pelo Programa de apoio ao cuidador da unidade do CREASI e professora da Escola Bahiana de Medicina, Drª Amélia Oliveira. O Programa Saúde no Ar, veiculado pela Rádio Excelsior AM 840 e Rádio Web Saúde no ar com transmissão pelo face-book. Os ouvintes participam pelo telefone (071) 33287666 ou 9- 96813998. O Saúde no ar começa às 8 da manhã. Sintonize e participe!
Ouça o comentário, da Gerontóloga, nutricionista, enfermeira e responsável pelo Programa de apoio ao cuidador da unidade do CREASI e professora da Escola Bahiana de Medicina, Drª Amélia Oliveira:
Foto: internet
Fonte: Drª Amélia Oliveira
Redação Saúde no Ar (RF)