Ícone do site

Crime Organizado Movimenta Bilhões e Ameaça o Crescimento do Brasil

Vista geral da favela da Rocinha durante o surto de doença de coronavírus (COVID-19), no Rio de Janeiro, Brasil, 29 de abril de 2020. Foto tirada em 29 de abril de 2020. REUTERS / Ricardo Moraes

O crime organizado no Brasil tem se infiltrado em setores econômicos como mineração, mercado imobiliário, comércio de combustíveis e transporte público, impactando negativamente o crescimento econômico do país. Estudo da Esfera Brasil, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, estima que o fluxo ilegal de cocaína no Brasil possa gerar cerca de R$ 335 bilhões, equivalentes a 4% do PIB nacional.

 

O levantamento identificou 72 facções criminosas no país, sendo duas com atuação transnacional. O Primeiro Comando da Capital (PCC) está presente em 23 estados, com forte influência nas fronteiras com Paraguai e Bolívia, enquanto o Comando Vermelho atua em 20 estados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

 

Apesar de existirem mais de 1.500 instituições de segurança pública no Brasil, a falta de coordenação entre elas dificulta a integração de dados e o combate efetivo ao crime organizado. Para enfrentar esse desafio, o estudo propõe medidas como a aprovação de uma Lei Geral de Proteção de Dados de Interesse da Segurança Pública, a criação de um comitê interministerial de combate ao crime organizado, o fortalecimento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a regulamentação de criptoativos e do setor de apostas.

 

Pierpaolo Bottini, advogado criminalista e consultor do estudo, destaca a importância de entender o funcionamento das organizações criminosas e a origem de seus recursos para combatê-las efetivamente. Ele enfatiza a necessidade de regulamentar o sistema de informações e o combate à lavagem de dinheiro, além de fortalecer órgãos como o Coaf, para impedir que essas organizações se financiem e continuem operando.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile