Pesquisas sobre a alimentação e nutrição da criança indígena, no sertão baiano, identificaram o uso precoce e frequente de alimentos industrializados na alimentação dos pequenos. Essa descoberta apontou para a necessidade de qualificação de um público alvo antes não alcançado, os profissionais que atendem aos indígenas baianos.
Para reverter a situação, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promove a IV Oficina de Formação de Tutores da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, voltada para aqueles que atendem a população indígena de 23 a 25 de novembro, em Euclides da Cunha.
O evento funcionará como um instrumento de reforço e incentivo à promoção do aleitamento materno e à alimentação saudável para crianças menores de dois anos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Essa estratégia tem se expandido nos estados brasileiros, através da realização de oficinas de formação de tutores, voltadas tradicionalmente para profissionais de atenção básica e referência de alimentação e nutrição das secretarias municipais de saúde.
O encontro é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em uma parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Euclides da Cunha, o Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar. As pesquisas são do Projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância- UNICEF.
Portal Saúde no Ar
A.V.