Estudos revelam que o contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável; bem como a imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física; além disso, pode contribuir significativamente para o bem estar integral das crianças e jovens.
Dessa forma, tanto as crianças e adolescentes precisam da natureza, a natureza precisa das crianças e jovens, revelou o Programa Criança e Natureza e Sociedade Brasileira de Pediatria em pesquisa.
Além disso, estudos com crianças escolarizadas mostram que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa. Health Education Research. Assim, juntando o ensino ao contato com a natureza, alguns centros educacionais mostram que um dos pontos que deve ser trabalhado; com bastante dedicação com os alunos a partir da Educação Infantil é o meio ambiente.
Assim, para que a conscientização desperte ainda na infância, as instituições de ensino devem trabalhar teoria e prática em ações que envolvam os alunos e façam com que os conhecimentos ultrapassem os muros da escola.
Artigo especial aborta os aspectos e a importância do contato com a natureza e a sua preservação.