A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começou neste sábado (01.08), vai até o dia 7 de agosto, sexta-feira, sendo celebrada em mais de 170 países para incentivar a amamentação e melhorar a saúde dos bebês em todo o mundo.
Ela comemora a Declaração de Innocenti , assinada em agosto de 1990 pelos formuladores de políticas governamentais, OMS, UNICEF e outras organizações, para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
Essa declaração foi elaborada e adotada por um grupo de alto nível de formuladores de política de Saúde de governos, agências bilaterais e das Nações Unidas reunidos em Spedale degli Innocenti, em Florença, na Itália de 30 de julho a 1º de agosto de 1990.
Conforme os especialistas, o aleitamento materno é a melhor maneira de proporcionar às crianças os nutrientes de que precisam. A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo a partir de uma hora após o nascimento até os seis meses de vida. A partir de então, alimentos complementares nutritivos devem ser adicionados à alimentação da criança que deve continuar sendo amamentada por até dois anos ou mais.
Fonte: OMS
A.V.