Um estudo realizado por pesquisadores das universidades do Estado da Pensilvânia, da Califórnia Irvine e de Columbia, aponta que crianças com bom vocabulário aos 2 anos de idade ingressam na pré-escola mais bem preparadas. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira pela revista científica “Child development”.
A análise contou com dados de 8.650 crianças. O nível do vocabulário foi medido através de uma pesquisa com os pais dos garotos, além do conhecimento acadêmico que foram considerados por meio de avaliações de matemática e leitura. Já o comportamento dos pequenos, foi avaliado pelos respectivos professores da pré-escola. Na pesquisa foram também considerados informações como a situação socioeconômica das famílias e qualidade de vida para medir o desempenho do vocabulário no desenvolvimento da criança.
Resultados apontam que crianças de famílias com rendas mais altas, do sexo feminino e com pais atenciosos mostraram riqueza de vocabulário. No entanto, crianças nascidas com pouco peso ou filhas de pais com problemas de saúde tinham desvantagens nesse quesito.
Após três anos, as crianças foram examinadas novamente e de acordo com os pesquisadores os garotos com mais vocabulário estavam mais bem preparadas tanto no âmbito acadêmico quanto de comportamento no jardim de infância, entretanto, com melhores resultados em leitura e matemática, mais auto-controle e menos problemas de ansiedade.
Fonte: O Globo
L.O.