Criança com a perna torta? Entenda o problema

O mau alinhamento das pernas das crianças é o principal motivo que leva os pais a procurarem atendimento ortopédico para seus filhos. Felizmente, na maior parte dos casos o alinhamento encontra-se ainda dentro da normalidade, o que no meio médico é denominado de “mau alinhamento fisiológico”.

São sinais de desalinhamentos fisiológicos joelhos com boa mobilidade, simétricos (iguais nos dois lados) e indolores, além de a criança ter os marcos do desenvolvimento dentro da normalidade, ou seja, engatinhou na idade certa, andou na idade certa e assim por diante.

Caso esteja desconfiado de um mau alinhamento das pernas de seu filho, porém, um médico ortopedista deverá ser consultado: ainda que seja a menor parte dos pacientes, existem situações em que o mau alinhamento decorre de alguma doença e, nestes casos, poderá ser necessário um tratamento específico.

 

Qual o alinhamento normal das pernas?

O alinhamento das pernas pode ser classificado em três grupos:

  • Neutro: apresenta o quadril, joelho e tornozelo bem alinhados;
  • Valgo: joelhos para dentro, ou “em X”;
  • Varo: joelhos afastados para fora.

Este alinhamento varia conforme a idade e, também, de criança para criança.

Como regra geral, a criança apresenta os joelhos varos quando começam a andar, torna-se neutro ao redor dos dois anos, em seguida torna-se valgo, atingindo-se o máximo de valgo com aproximadamente três anos. Aos sete anos, assume um alinhamento próximo do que ficará na idade adulta. Isso não significa que pequenas variações dentro destes parâmetros não possam ser consideradas normais.

 

Tratamento

Em joelhos varos ou valgos fisiológicos, nenhum tratamento específico será necessário além da observação.

O uso de palmilhas e sapatos especiais, muito indicados no passado, têm espaço cada vez menor. São utilizados geralmente em grandes deformidades, com o objetivo de melhorar eventuais queixas, e não para que se consiga qualquer forma de correção.

Ainda que algumas pessoas corrijam o alinhamento com o uso dessas órteses, isso acontece na mesma proporção com aquelas pessoas que não utilizam as mesmas, ou seja, os calçados ou palmilhas não devem ser responsabilizados por eventuais correções.

 

Hemiepifisiodese

A única forma de corrigir um desalinhamento das pernas é por meio de cirurgia, ainda que isso seja indicado na ínfima minoria dos casos.

 

A principal técnica para isso é a hemiepifisiodese, procedimento em que o crescimento ósseo é bloqueado em um dos lados do joelho esperando-se que, com o crescimento do lado oposto, a deformidade seja gradativamente corrigida.

É um procedimento que precisa ser feito na fase final do crescimento, onde se terá maior controle sobre o resultado. A hemiepifisiodese é um procedimento reversível, ou seja, ao se retirar a fixação o joelho voltará a ter seu crescimento normal.

 

Dr. João Hollanda – O Dr. João Hollanda é médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Maiores informações em seu site, www.ortopedistadojoelho.com.br

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.