Criador da pílula anticoncepcional morre aos 91 anos

O químico austríaco, Carl Djerassi, 91 anos, morreu depois de complicações com o câncer na última sexta-feira (30), em San Francisco, nos Estados Unidos. Carl Djerassi auxiliou na evolução da pílula anticoncepcional.

O professor emérito da Universidade de Stanford comandou um grupo de pesquisadores na Cidade do México que reduziram um derivado do hormônio progesterona tornando possível que as mulheres pudessem tomá-lo via oral. O estudo, realizado em 1951, é o suporte de algumas das primeiras pílulas anticoncepcionais e ajudaram em uma mudança radical nos costumes sexuais e na alteração do papel feminino na sociedade ocidental.

Tempos após, o químico abandonou a ciência e se transformou em autor romancista e dramaturgo desde a década de 80. O austríaco deixa filho, enteada e neto.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.