Criado novo sistema que detecta parasitas através de smartphone

Um novo sistema que permite detectar a presença de parasitas no sangue através de um smartphone tem resultados positivos. A nova tecnologia foi desenvolvida por especialistas em bioengenharia. Batizado por CellScope, o sistema utiliza a câmera do aparelho como um “microscópio portátil” e um aplicativo que analisa o movimento em uma imagem de uma gota de sangue.

Segundo informações da BBC Brasil, testes realizados em Camarões, na África, mostraram bons resultados, publicados na revista científica Science Translational Medicine. O professor de bioengenharia Daniel Fletcher, da Universidade da Califórnia explica que com um toque na tela, o aparelho mexe a amostra, capta imagens e automaticamente analisa todas elas. Durante os testes, o sistema detectou larvas de Loa Loa, um parasita que pode chegar até o olho.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.