Este ano, ocorreu um grande aumento queixas no Procon contra as operadoras de Planos de Saúde. Foram 291 reclamações registradas no órgão de defesa do consumidor no primeiro semestre, contra 279 feitas no mesmo período no ano passado.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), alerta que os contratos coletivos envolvem elevados riscos para os usuários, sendo que o principais problemas são relativos aos casos de rescisão unilateral de contrato pela operadorae aumentos abusivos.
Segundo o presidente do sindicato de corretores de seguro da Bahia, Wanderson Nascimento, nosso Estado possui um número reduzido de operadoras e isso contribui para elevar os índices adotados nos reajustes dos contratos com empresas e associações locais.
Plano individual
O plano individual deixou de ser oferecido pelas grandes operadoras, que hoje só contam com a modalidade em planos antigos, em número já suficiente para a cota mínimo da ANS.
O estado de São Paulo conta com 22 planos, sendo que apenas seis ainda ofertam planos individuais; na Bahia, das seis operadoras atuantes, apenas uma oferece a modalidade regulada pela ANS: a Hapvida.
Fonte: A Tarde.
JR.