Portal Saúde no Ar



Cresce reclamações contra os Planos de Saúde

Cresce reclamações contra os Planos de Saúde. Em um evento sobre regulação de saúde em São Paulo, ocorrido na última  (11/9), promovido pelo escritório M3BS Advogados em parceria com o IBMEC e a farmacêutica Roche, a  diretora de fiscalização da Agência Nacional de Saúde (ANS) , declarou que reclamações contra operadoras de saúde sobiram  44% em quatro meses.

“A Notificações de Intermediação Preliminares (NIPs) é uma ferramenta de mediação ativa, a gente utiliza para fazer a solução de conflitos entre as operadores e os consumidores, mas nosso objetivo é que tenha NIP zero”, disse Medeiros.

Pensando em formas de melhorar a mediação do relacionamento entre as operadoras de saúde e os usuários, a ANS está estimulando que as próprias empresas sejam mais autônomas na gestão dos conflitos com os clientes. O objetivo é que os beneficiários procurem os canais de SAC e ouvidoria das operadoras antes de procurar a ANS. “O NIP é pré-processual, mas a gente quer estimular as operadoras a criar uma fase pré-NIP”, diz a diretora.

Hoje, 80% das demandas de informação e reclamações na ANS acontecem por telefone e 20% pelo site ou por ofícios.

A diretora de fiscalização disse que o número de  registrados nos últimos seis meses cresceu mês a mês, passando de 25.000 em abril para 36.000 em agosto.

Fonte: JOTA.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe