Cresce reclamações contra os Planos de Saúde. Em um evento sobre regulação de saúde em São Paulo, ocorrido na última (11/9), promovido pelo escritório M3BS Advogados em parceria com o IBMEC e a farmacêutica Roche, a diretora de fiscalização da Agência Nacional de Saúde (ANS) , declarou que reclamações contra operadoras de saúde sobiram 44% em quatro meses.
“A Notificações de Intermediação Preliminares (NIPs) é uma ferramenta de mediação ativa, a gente utiliza para fazer a solução de conflitos entre as operadores e os consumidores, mas nosso objetivo é que tenha NIP zero”, disse Medeiros.
Pensando em formas de melhorar a mediação do relacionamento entre as operadoras de saúde e os usuários, a ANS está estimulando que as próprias empresas sejam mais autônomas na gestão dos conflitos com os clientes. O objetivo é que os beneficiários procurem os canais de SAC e ouvidoria das operadoras antes de procurar a ANS. “O NIP é pré-processual, mas a gente quer estimular as operadoras a criar uma fase pré-NIP”, diz a diretora.
Hoje, 80% das demandas de informação e reclamações na ANS acontecem por telefone e 20% pelo site ou por ofícios.
A diretora de fiscalização disse que o número de registrados nos últimos seis meses cresceu mês a mês, passando de 25.000 em abril para 36.000 em agosto.
Fonte: JOTA.