A Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmou recentemente, o crescimento de mortes pelo vírus Ebola. Dos 19.497 casos confirmados da epidemia, foram notificadas 7.588 ocorrências de mortes em todo o planeta. O surto permanece há um ano e atinge principalmente a África Ocidental.
De acordo com a OMS, o vírus vem alastrando constantemente o país de Serra Leoa, sobretudo nas regiões norte e oeste, com 315 novos casos confirmados relatados na ex-colônia britânica na semana de 21 de dezembro. Na capital do país Freetown, o número chega a 115 casos. Já no distrito de Port Loko, 92 casos confirmados – um aumento de 36 casos em comparação a uma semana anterior.
Na Guiné, foram registrados 156 casos confirmados. No distrito de Kissidougou, 58 casos, e na Libéria, onde a incidência de casos tem diminuído em relação ao mês passado, 21 casos foram notificados na semana de 21 de dezembro.
Segundo a OMS, o país de Serra Leoa realizou uma grande campanha de conscientização, levando as residências, informações como prevenir e tratar o Ebola. A campanha contemplou cerca de 5.000 domicílios, entre os dias 10 e 17 de dezembro.
Neste surto, cinco outros países – Nigéria, Senegal, Mali, Espanha e Estados Unidos – tiveram casos importados e estão incluídos na pesquisa global.