O V Seminário de Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar vai receber a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para realizar cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) durante o evento.
Outra iniciativa presente no espaço, e que será uma constante nas capacitações oferecidas pelo Cremeb, é o recebimento de doações para ajudar instituições filantrópicas que necessitam de apoio. Nesta oportunidade serão aceitas fraldas pediatras descartáveis, a serem doadas ao Hospital Martagão Gesteira. O Seminário acontece no dia 17 de novembro, no Hotel Bahia Othon Palace, das 8h às 17h.
As inscrições para o evento, coordenado pelo Departamento de Fiscalização do Cremeb (Defic) são gratuitas e podem ser realizadas no Portal Cremeb. Focados nos profissionais de saúde que participarão do Seminário, temas como “Alta Hospitalar Segura”, “Ambiente Hospitalar e Segurança do Paciente” e “A importância da qualificação médica e da equipe multidisciplinar na segurança do paciente” estão dentre os assuntos que serão debatidos.
Confira abaixo a programação completa:
CAMPANHA SOLIDÁRIA – Qualificação e solidariedade. A partir de agora essa combinação estará presente em todos os cursos oferecidos Cremeb. Visando ampliar o trabalho na área social, o Conselho vai solicitar aos participantes dos seus eventos – que são gratuitos – a contribuição voluntária de donativos que serão doados para instituições filantrópicas e sem fins lucrativos no estado. A primeira entidade a ser beneficiada será o Hospital Martagão Gesteira – instituição criada há mais de cinco décadas para atender crianças e adolescentes que passa por uma grave crise financeira.
A presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, explica que o tipo da doação vai depender da necessidade da instituição, podendo ser alimento não perecível, leite em pó, fraldas descantáveis (adulto ou pediátrica) e produtos de higiene pessoal, entre outros. “Além de trocar conhecimento e estimular a solidariedade entre os presentes, vamos contribuir com quem têm a missão de ajudar o próximo”, afirmou ela.
REDOME – Com mais de 4.000 milhões de doadores cadastrados, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde, sendo o maior banco com financiamento exclusivamente público. Somente em 2017, o Hemoba realizou cerca de 13 mil cadastros no sistema e recebeu a premiação de 1º lugar, entre os hemocentros nacionais, no concurso promovido pelo Redome.
A doação da medula óssea, apesar de ser feita em centro cirúrgico, é um procedimento simples e só acontece quando houver um paciente com possível compatibilidade. A chance de encontrar um doador compatível é de 25% entre irmãos, menor que 5% para outros parentes, e nas doações não aparentadas é de 1 em cada 100 mil pessoas, em média, podendo chegar até 1 para 1 milhão.
Fonte: Ascom Cremeb
Foto: Ascom Cremeb
Redação Saúde no Ar