Categories: Notícias

Cremeb repudia sugestão da Sesab em segregar o atendimento do SUS por motivo ideológico

O Conselho Regional de Medicida do Estado da Bahia (Cremeb) vem a público para repudiar as declarações do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, sugerindo a renúncia aos meios de tratamento à Covid-19 para quem apoia o relaxamento do isolamento social durante a pandemia do SARS-CoV-2.

O Brasil vive o Estado Democrático de Direito no qual é garantido ao cidadão expor as suas ideias livremente, desde que não resulte em ofensa pessoal ou coletiva. Não tem sido diferente no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus causador da Covid-19. Assim existem diversas correntes, algumas equidistantes, no tocante à melhor condução neste momento de dúvidas, incertezas e medo.

É garantido ao cidadão, ou grupo de cidadãos, reivindicar o direito ao trabalho e o retorno gradual ao cotidiano, nem que por isso esteja indo de encontro às orientações das autoridades sanitárias.

A sugestão de renúncia aos tratamentos reconhecidos pela comunidade científica, como veiculado amplamente nos últimos dias, apenas por discordar da orientação dominante, constitui-se em grave agressão aos direitos individuais e coletivos insculpidos na Constituição Federal, por criar uma ambiência de pânico na população, ser ato intimidatório, coercitivo e típico de estados totalitários, além de ser comportamento reprovável especialmente se a autoridade for um médico, que em tese está ameaçando os baianos que pensam de forma diferente a condenação à mistanásia, ou a morte sem acesso aos serviços de saúde disponíveis.

A dignidade da pessoa humana não pode conviver pacificamente com sugestões que desqualificam os sujeitos que merecem toda a atenção do Estado brasileiro, que vilipendiam os concidadãos, que tratam com escárnio quem deveria ser protegido e que banaliza as condições de desigualdade social. Como por exemplo, induzir as pessoas a abandonarem as cidades em busca de segurança no campo.

Assim, conclamamos as autoridades a serem resilientes com as fragilidades da população baiana.

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

4 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

7 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

14 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

15 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

16 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

16 horas ago