Categories: Destaques

Cremeb sinaliza melhorias para o Couto Maia

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) afirmou, na última semana, que o Hospital Couto Maia “está em ruínas”, com uma série de problemas estruturais. Em fiscalização realizada pela entidade no último dia 1º, após denúncia de residentes, foram identificadas infiltrações e mofo em todo o hospital, marcas de ferrugem em macas, cadeiras, condicionadores de ar, balanças e na geladeira que armazena medicamentos, além de telhas caindo e toldos rasgados nas rampas de acesso aos pavilhões.

A denúncia foi feita por meio de Carta Reivindicatória, entregue ao Cremeb em 22 de junho, na qual “residentes discorrem sobre a pior crise de gestão do hospital, salientando a condição insalubre e degradante em que as instalações físicas se encontram”.

Os profissionais apontaram que, desde novembro de 2015, são pleiteadas melhorias nas condições de trabalho frente à diretoria do hospital e Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). O conselho ainda afirmou que a unidade de saúde carece de medicações básicas, como dipirona, heparina, anticoagulantes, anti-hipertensivos e outros essenciais para pacientes com doenças infecciosas, a exemplo dos antibióticos azitromicina e imipenem.

“É necessário que a Sesab tome as devidas providências para melhorar o local ou transferir a unidade de lugar. É preciso que se assuma a responsabilidade de oferecer um atendimento digno à população. As pessoas não merecem ser atendidas nesse local abandonado. Um bom atendimento não é feito só com a equipe médica, é feito também com instalações adequadas, paredes limpas, remédios disponíveis e equipamentos em bom estado”, avaliou o conselheiro regional e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM) Otávio Marambaia.

“Um bom atendimento não é feito só com a equipe médica, é proporcionado também com instalações adequadas, paredes limpas, remédios disponíveis e equipamentos em bom estado”. Para o conselheiro, as condições precárias da unidade atentam contra a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde que ali trabalham, por se tratar de um hospital referência em doenças infectocontagiosas.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

12 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

12 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

12 horas ago