CREF condena aparelhos de ginástica em praças públicas sem supervisão de profissional

O número de pessoas que procura academias de ginástica para praticar atividade física vem aumentando nos últimos anos no Brasil. Obesidade, sedentarismo e recomendação médica são motivos que levam a população a buscar a prática de exercícios em academias de ginástica públicas ou privadas. O Saúde no Ar conversou com o educador físico e Presidente do CREF/Ba, Paulo César  Vieira, sobre a atividade física. Ele explicou alguns detalhes que envolvem a decisão de praticar exercício, as recomendações do manual de orientação para a prática e a atuação esportiva.

Paulo César enfatizou que toda pessoa deve procurar um espaço registrado e um profissional devidamente habilitado para orientar a sua prática. “A nossa comissão de saúde elaborou o Manual de Procedimentos Para Avaliação Pré-participação Em Programas de Atividade Físicas, que está disponível em nosso site, aonde pretende orientar instrutores e sociedade sobre as principais medidas a serem tomadas quando decide-se praticar exercício”.

WhatsApp Image 2017-05-18 at 09.06.55

De acordo com as informações da cartilha, antes do início de qualquer programa de atividade física é de fundamental importância à realização de avaliação pré-participação e estratificação do risco cardiovascular para posterior tomada de decisão sobre a possibilidade de liberação para prática da atividade física de intensidade moderada.

A avaliação pré-participação e estratificação do risco cardiovascular deve ser realizada por meio da aplicação de diferentes instrumentos que darão aos profissionais de Educação Física subsídios para decidirem sobre o início imediato da prática da atividade física, o início com restrições, ou, a não liberação para o início da prática da atividade física sem antes ser realizada avaliação médica. O primeiro instrumento que deve obrigatoriamente ser utilizado é a “anamnese” que serve para que o profissional de Educação Física tenha conhecimento de diversos fatores e detalhes da vida do cliente, que podem interferir na prática da atividade física. Consta de diversas perguntas que proporcionarão informações importantes para o profissional que irá executar o processo de avaliação da aptidão física e prescrição dos exercícios.

Em seguida deverá ser utilizado o questionário PAR-Q (Physical Activity Readiness), proposto e revisado pela “Sociedade Canadense de Fisiologia do Exercício” (1994), que tem como objetivo liberar o indivíduo para a prática de atividades físicas de moderada intensidade.

O questionário PAR-Q deverá ser utilizado com objetivo de determinar a necessidade de consulta médica antes do início de programas de atividades físicas ou testes de aptidão física. O questionário consiste em 7 perguntas. Se o cliente responder sim a qualquer uma delas, deverá ser encaminhado para consulta médica antes dos testes de aptidão física e/ou antes, de iniciar programas de exercícios físicos.

mais-atividade-fisica-nos-bairros-verdinho-e-sangao-928576

Riscos para a saúde- Os riscos para a saúde vão além de lesões, muitas pessoas chegam a falecer por parada cardíaca enquanto realiza atividade física: “Sequelas irreversíveis podem ser adquiridas, por falta de orientação adequada”. Um problema enfrentado em todo o país, atualmente, é a instalação de equipamentos de ginástica em praças públicas. Eu acho uma irresponsabilidade, colocar equipamento de ginastica na praça sem a presença de um profissional ministrando ad atividades para a sociedade. O conselho está buscando meios pra intervir nessa medida.”, disse Paulo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.