Portal Saúde no Ar

 

CPI da Covid: CFM vê ‘excessos’ contra médicos

Após participação de médicos na CPI da Covid, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota de repudio aos “excessos e abusos” contra os profissionais. Estiveram presentes até o momento como convidado ou testemunha os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich; bem como o atual ministro, Marcelo Queiroga; a secretária de Trabalho do Ministério da Saúde e pediatra Mayra Pinheiro, a oncologista Nise Yamaguchi e a infectologista Luana Araújo.

De acordo com nota do órgão, “O CFM e os 530 mil médicos repudiam veementemente os excessos e abusos no trato de parlamentares em relação aos depoentes e convidados; em especial médicos e médicas, e clama ao Senado Federal que os trabalhos sejam conduzidos com sobriedade”.

Além disso, Senador Otto Alencar lembrou  que nas primeiras horas do depoimento de Nise Yamaguchi, houve um movimento na CPI – de senadores insatisfeitos com as respostas da médica – para encerrar a sessão e aprovar uma convocação da oncologista na condição de testemunha. “Isso sim seria um constrangimento, e eu fui contra, até por ser um colega dela de profissão”.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.