Covid: OMS aprova uso emergencial da vacina da CanSino

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da vacina Convidencia, contra a Covid-19, produzida pelo laboratório CanSino, da China.

A vacina Convidencia utiliza um adenovírus humano modificado que expressa a proteína Spike do SARS-CoV-2; com o objetivo de induzir a resposta imunológica no organismo. O imunizante tem administração em dose única.

Dessa forma, o imunizante é o 11º aprovado pela OMS após avaliação da qualidade, segurança e eficácia, pré-requisito para o fornecimento da vacina pelo consórcio internacional Covax Facility (veja a lista). De acordo com a OMS, a autorização também permite que os países acelerem processos de aprovação regulatória para importar e administrar as vacinas.

Assim, há a recomendação de aplicação em dose única (0,5ml), em todas as faixas etárias acima de 18 anos. O imunizante demonstrou ter 64% de eficácia contra doença sintomática e 92% contra Covid-19 grave.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de uso emergencial da vacina Convidecia, no dia 10 de novembro. O pedido foi apresentado pelo laboratório Biomm, representante no Brasil do fabricante da vacina produzida na China. Além disso, no dia 13 de maio, a Anvisa recebeu o pedido de registro da vacina Convidecia. De acordo com a agência, a solicitação já está em avaliação pelas áreas técnicas envolvidas e o prazo de análise é de 60 dias.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.