Portal Saúde no Ar

 

Covid: Febrasgo fala sobre imunização de gestantes

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), esse grupo populacional não integrou os estudos clínicos das pesquisas de vacinas contra esta doença. Desse forma, para a segurança, a recomendação da Febrasgo segue avaliação dos riscos e benefícios deve ser realizada em conjunto entre a paciente e o médico, considerando as situações atuais; bem como o nível de contaminação do vírus, além do risco e potencial da gravidade da doença. 

 De acordo com comunicado da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Vacinas da Febrasgo esclarece que; “puérperas e lactantes podem tomar a vacina com segurança se forem convocadas para tanto. As gestantes, devem passar por avaliação de risco de exposição e contágio, quando então; a decisão de vacinar ou não deve acontecer entre o médico e a própria gestante com base no risco apurado. Cabe, neste momento, esclarecer que as vacinas disponíveis são categoria B e que nos estudos realizados em animais não foram observados eventos teratogênicos. 

De acordo com a Dra. Cecília Roteli Martins, mulheres que planejam engravidar, a recomendação é para que a concepção ocorra somente após o recebimento das duas doses da vacina. Caso uma mulher descubra que está grávida após receber a primeira dose, orienta-se que ela aguarde o parto e finalização do puerpério para receber a segunda dose do imunizante. Essa situação também deverá constar no sistema de notificação do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de controle. 

 

Outras Imunizações: Menos de 50% das grávidas se vacinaram em 2020 

Além disso, há outras imunizações necessárias à proteção da gestante. Contudo, em 2020, menos de 50% das grávidas brasileiras tomaram todas as vacinas recomendadas para a própria proteção e de seus bebês segundo a Febrasgo. Por conta disso, o órgão promove a campanha Gestante Consciente. Para facilitar o acesso, o conteúdo está disponibilizado no site da Febrasgo e em suas redes sociais. 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Com doses no fim: Salvador anuncia suspensão de vacinação de profissionais de saúde e muda estratégia para idosos

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.