Mortes por Covid supera o número de mortes de outras doenças

Não há doença mais mortal na história recente brasileira que a Covid-19.

Uma pesquisa feita pelo jornal O GLOBO,  com base em dados do DataSUS, revela que o número de mortes de Covid, supera os óbitos provocados por infarto, diabetes (não especificada) e pneumonia (por micro-organismo não especificado). Juntas, três das doenças mais mortais do país vitimaram 190.242 pessoas ao longo do ano passado. Segundo o consórcio da imprensa, do qual o GLOBO faz parte, 194,9 mil brasileiros morreram no ano passado em decorrência da Covid.

A Covid-19 também matou 6,72 vezes mais que disparos por arma de fogo e outros armamentos — com 28.977 óbitos—, segundo estatísticas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) dentro do DataSUS. A primeira morte no Brasil foi no dia 12/03/2020. 24h depois da OMS declarar a pandemia.
OS números ainda são maiores do que os oficiais devido as subnotificações e mortes por causa ignorada causada por Covid. O Brasil é um dos países que menos testa.

A Covid-19 não está registrada entre as 1.375 causas de mortes que constam do DataSUS, vinculado ao Ministério da Saúde. A doença aparece no sistema do governo entre os casos de mortes causadas por “vírus não especificados”

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.