“A melhor estimativa da vantagem de crescimento, como a chamamos (…) está em torno de 40%”, disse Hancock à BBC, ao citar a pesquisa de um grupo de cientistas que assessora o governo. A variante Delta foi identificada pela primeira vez em abril na Índia e agora dominante no Reino Unido.
Além disso, segundo o ministro apesar do aumento no número de novos casos de covid-19 nos últimos dias ter ultrapassado os cinco mil casos registrados diariamente; as internações permanecem estáveis e na maioria delas referem-se a pacientes que não foram vacinados.
O Reino Unido é o país mais afetado da Europa, com cerca de 128 mil mortes e já vacinou, pelo menos com a primeira dose da vacina anticovid, mais de 40 milhões de pessoas. Mais de 27 milhões já receberam uma segunda dose.
Dessa forma, com a chegada da variante Delta, segundo estimativas, ameaça o levantamento das últimas restrições esperadas em 21 de junho. Até lá, de acordo com o governo britânico, cerca de três quintos dos adultos estarão totalmente vacinados, contra 52% hoje.