Covid 19 – Subnotificação no Brasil deve ser superior a 12 vezes, diz ex-secretário

O ex-secretário de Vigilância Sanitária Wanderson Oliveira, Doutor e Mestre em epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), afirmou que a

subnotificação de casos confirmados de coronavírus no Brasil deve ser até 12 vezes maior que os números registrados pelo Ministério da Saúde. Wanderson é  Doutor e Mestre em epidemiologia e ex- secretário da Vigilância Sanitária.

“Digo isso porque os testes são ruins. Esses testes sorológicos são ruins e se torna pior usando a punção digital. Devia ser punção venosa. Não deveria ser usado na ponta do dedo”, afirma Wanderson.

Wanderson levantou um cálculo com base na situação atual dos estados brasileiros e na letalidade do vírus, estimando que teríamos hoje mais de quatro milhões de casos.

Em uma live, Wanderson afirmou que ele e familiares estão com suspeita de covid 19.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.