Covid-19: Saúde libera vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos

O Ministério da Saúde decidiu ampliar, nesta terça-feira (27/12), o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 para todos os bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, independente de ter ou não comorbidades.

A nova recomendação saiu em uma nota técnica, assinada no dia 23, pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisou o assunto e deu o primeiro parecer favorável para a vacina contra a covid para crianças de 6 meses a 4 anos sem comorbidades no início de dezembro.

“Considerando que a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos contra a covid poderá evitar infecções pelo Sars-CoV-2, hospitalizações, SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e óbitos além de complicações como a SIM-P e pós-covid (…) a Coordenação Geral do Programa de Imunizações recomenda a vacinação de todas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses 29 dias de idade com o imunizante Pfizer/BioNTech”, diz a nota.

A vacina pediátrica produzida pela Pfizer era antes restrita às crianças nessa faixa etária com comorbidades. A Anvisa liberou há três meses para todas as crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, mas só agora o Ministério da Saúde, liberou.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe