Covid-19: Salvador inicia aplicação de vacina bivalente em pessoas a partir dos 12 anos com comorbidades

A Prefeitura de Salvador inicia nesta segunda-feira (10) a aplicação da vacina bivalente em pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades. Para receber a dose bivalente é necessário morar em Salvador e ter tomado, pelo menos, 2 doses monovalentes com um intervalo de 4 meses, ou seja, até 10 de dezembro de 2022.

A comprovação da comorbidade será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada – o indivíduo deve informar qual patologia apresenta no ato da vacinação.

Entre os habilitados no novo grupo prioritário estão: pneumopatias crônicas graves; diabetes mellitus; hipertensão arterial resistente, estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, além do estágio 3; insuficiência cardíaca; cor-pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; síndrome de Down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.

A vacinação bivalente segue para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente, bem como Trabalhadores do sistema prisional, população privada de liberdades e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.

As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose.

Documentação: Para ter acesso a bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta pode ser feita no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

 

Gestantes: Segundo o informe técnico para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.

Puérperas: Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto)

Trabalhador da saúde: Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

PCD: O indivíduo ou responsável deverá informar ao profissional do ponto de vacinação qual o tipo da deficiência possui.

 

Demais públicos

 

A estratégia de vacinação contempla ainda 1ª e 2ª dose para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades.

O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também estará disponível para quem tiver nome na lista da SMS. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª a 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral” , para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário.

Documentos

CRIANÇA ACOMPANHADA PELO PAI OU MÃE: Necessário estar com nome no site da SMS e no ato da vacinação apresentar originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança.

CRIANÇA DESACOMPANHADA DO PAI OU DA MÃE: Necessário estar com o nome no site e no ato da vacinação estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/formulario-vacinacao-criancasV6.pdf.

OBSERVAÇÃO: Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

Confira os pontos de vacinação

 

1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 03 E 04 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H – Incluindo as crianças imunossupressas

Postos fixos: USF Menino Joel, USF Nova Sussuarana, UBS Mata Escura, USF Curralinho, USF Cajazeiras IV, UBS Periperi, USF Colinas de Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

 

2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H – Incluindo as crianças imunossupressas

Postos fixos: USF Menino Joel, USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, UBS Mata Escura, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias, USF Cajazeiras IV, UBS Periperi, USF Colinas de Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

 

3ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS (COM OU SEM COMORBIDADES) que iniciaram o esquema vacinal com Coronavac e tomaram a ª dose até 04/12/22 – Com nome na lista.

Postos: USF Garcia, UBS Manoel Vitorino, UBS Virgílio de Carvalho, USF João Roma Filho, USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane, UBS Periperi, USF Colina de Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

 

1ª e 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES – PFIZER PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H

Postos: USF Menino Joel, USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, USF Cajazeiras V, UBS Periperi, USF Colinas de Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

 

1ª, 2ª e 3ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES)

Postos: USF Garcia, UBS Manoel Vitorino, UBS Virgílio de Carvalho, USF João Roma Filho, USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane, UBS Periperi, USF Colina de Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

 

REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM/SEM COMORBIDADES – NOME NA LISTA

Postos: USF Menino Joel, USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, USF João Roma, UBS José Mariane, USF Cajazeiras V, USF Capelinha, UBS Periperi, USF Colina de Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

 

VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DOSES – 8H ÀS 16H (Exceto 2ª dose Coronavac)

A estratégia de 2ª dose nessas unidades será exclusiva para os indivíduos que receberam a 1ª dose dos imunizantes Pfizer e Oxford

Drive-thru: 5º Centro de Saúde (Barris) e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) – 8H ÀS 16H

Postos fixos (8h ÀS 16H): UBS Clementino Fraga (5º Centro de Saúde), USF Menino Joel, USF Alto das Pombas, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Santa Cruz (08H ÀS 14H30), USF Sabino Silva, USF Federação, USF Imbuí, USF Curralinho, UBS Prof. Mario Andrea (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, UBS Mata Escura, USF Resgate, USF Sussuarana I, USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo, USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin, USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF KM 17, USF Eduardo Mamede, USF Parque São Cristóvão, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Jardim Campo Verde, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy, USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF Iapi, USF San Martin I, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade, USF São Marcos I, USF Nova Brasília II, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Pirajá, USF Boa Vista de São Caetano, USF Alto do Peru, USF Recanto da Lagoa II, USF San Martin II, USF Antonio Lazzarotto, USF Alto do Cabrito, UBS Péricles Laranjeiras, USF Teotônio Vilela II, USF Estrada da Cocisa, USF Bate Coração, USF Vila da Fraternidade, UBS Sergio Arouca Paripe, USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana, USF ilha de Maré.

Pontos fixos volantes: Home Center Ferreira Costa (08h às 16h), Shopping Bela Vista (9H às 16H)

 

2ª DOSE DA CORONAVAC – 18 ANOS OU MAIS – NOME NA LISTA – 8H ÀS 16H

Postos: USF Menino Joel, USF Curralinho, UBS Mata Escura, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias, USF Cajazeiras IV, UBS Sérgio Arouca (Paripe).

 

Vacinação bivalente

PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS COM COMORBIDADES; IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS; OS IMUNOCOMPROMETIDOS; TRABALHADORES DA SAÚDE; GESTANTES E PUÉRPERAS; PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE E OS IMUNOCOMPROMETIDOS DE 12 ANOS OU MAIS.

 

Drive-thru: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Vila Militar (Dendezeiros)

Postos fixos (8h ÀS 16H): UBS Clementino Fraga (5º Centro de Saúde), USF Sabino Silva, USF Federação, USF Imbuí, USF Pituaçu, UBS Prof. Mario Andrea, USF Santa Luzia, USF Vale do Matatu, USF Sussuarana I, UBS Eunísio Teixeira, USF Resgate, USF Arraial do Retiro, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Pihauy Dourado, USF Boca da Mata, USF Cajazeiras V, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras VI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo, USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin, UBS Virgílio de Carvalho, USF Eduardo Mamede, USF Itapuã, UBS São Cristóvão, UBS Orlando Imbassahy, UBS Maria Conceição Imbassahy (16º Centro de Saúde), USF San Martim III, UBS Cecy Andrade, USF São Marcos I, UBS Vale dos Lagos, USF Nova Brasília II, USF Alto do Cabrito, USF Boa Vista de São Caetano, USF Antonio Lazzarotto, USF Pirajá, UBS Péricles Laranjeiras, USF Alto do Peru, USF Recanto da Lagoa II, USF Beira Mangue, USF Estrada da Cocisa, USF Bate Coração, USF Vila da Fraternidade, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Teotônio Vilela II, USF Itacaranha, USF Plataforma, USF Tubarão, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana, USF Ilha de Maré.

Pontos fixos volantes: Home Center Ferreira Costa (08h às 16h); Atakadão Atakarejo (Cajazeiras e São Caetano – 9H ÀS 16H); Estação Mussurunga (08H ÀS 16H); Salvador Shopping, Shopping Bela Vista e Shopping Barra (9h às 16h).

 

Confira aprazamentos

 

2ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES) – que tomaram a primeira dose até o dia 12/03/2023 – Nome na lista

2ª DOSE JANSSEN – para quem tomou a primeira dose/dose única da Janssen até a data de 09/02/2023 – Com nome no site

2ª DOSE OXFORD – aprazados até 07/05/2023 – Com nome no site

2ª DOSE PFIZER – 12 ANOS OU MAIS – aprazados até 07/05/2023 – Liberou Geral

2ª DOSE DE GESTANTES E PUÉRPERAS – aprazados até 07/05/2023 – Com nome no site

REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES – que tomaram a segunda dose até o dia 10/11/2022 – Nome na lista

3ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES) – que tomaram a segunda dose até o dia 10/02/2023 – Nome na lista

3ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS (COM OU SEM COMORBIDADES) que iniciaram o esquema vacinal com Coronavac e tomaram a 2ª dose até 11/12/22 – Com nome na lista.

3ª DOSE 12 A 17 ANOS – que tomaram a segunda dose até o dia 11/11/2022 – Com nome no site

3ª DOSE 18 ANOS OU MAIS – que tomaram a segunda dose até o dia 12/12/2022 – Liberou Geral

3ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 12/02/2023 – PFIZER Bivalente – com nome no Site

3ª DOSE GESTANTE E PUÉRPERA – que tomaram a 2ª dose até o dia 10/11/2022 – Com nome no site

2º REFORÇO JANSSEN – pessoas entre 18 e 39 anos que fizeram esquema primário com JANSSEN até 11/12/2022 – Com nome no site

3º REFORÇO JANSSEN – pessoas com 40 anos ou mais que fizeram o esquema primário com JANSSEN até 11/12/2022 – Com nome no site

4ª DOSE PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS – que tomaram a 3ª dose até o dia 11/12/2022 – Liberou Geral.

VACINA BIVALENTE – para aqueles que tenham tomado, pelo menos, 2 doses monovalentes com um intervalo de 4 meses, ou seja, até o dia 10 DE DEZEMBRO DE 2022.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe