Covid- 19 – Relaxamento das medidas de proteção podem aumentar o número de casos no Brasil

o Brasil ja teve mais de 3 mil mortes diárias de mortes de covid e hoje (04/11) tem uma media móvel 227. isso em consequência da vacinação e outras medidas preventivas.
Mas para manter o ritmo de reduções de casos e mortes , precisamos manter os cuidados de uso de máscara e evitar aglomerações e completar a ciclo de vacinação. Milhares de pessoas tomaram a primeira dose e não voltaram para tomar a segunda dose.
Alguns estados como SP, Rio de janeiro, e o distrito federal, relaxaram as medidas restritivas e os especialistas alertam que corremos perigo da volta do aumento de casos, principalmente com as confraternizações do natal, réveillon e carnaval.

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, alertou nesta quinta-feira (4) sobre uma nova alta nos casos de Covid-19 no mundo. o ritmo atual da pandemia na Europa e na Ásia Central é preocupante, casos de covid-19 estão novamente alcançando níveis recorde. O continente europeu sofreu um aumento de 55% no número de novos casos nas últimas 4 semanas.

O novo boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado nesta quinta-feira (04/11) afirma que a retomada ilimitada de eventos sociais com aglomeração levando em conta apenas o percentual de adultos totalmente vacinados não é recomendada. Segundo a Fiocruz, é  preciso cautela, sendo fundamental que se alcance 80% da cobertura vacinal em toda a população, inclusive crianças e adolescentes.  “o Brasil precisa aprender com as lições que a Europa tem dado para não errar nos mesmos pontos”, diz o boletim.

Nesta quinta- feira (04/11) foram registradas 33,9 mil contaminações de Covid- 19 na Alemanha. Esse número é o maior já contabilizado em 24h no país DURANTE TODA PANDEMIA.

Por conta do aumento de novos casos de covid-19 registrados o governo da China pediu aos cidadãos que estoquem suprimentos de necessidades diárias ;era garantir que os cidadãos não fossem pegos de surpresa caso ocorra um lockdown.

Na Europa Oriental 13 países registram aumento de mortes há pelo menos duas semanas. Em alguns países, o motivo principal do aumento de casos é a baixa adesão à vacinação, enquanto que, em outros, é a alta circulação de pessoas em regiões vacinadas, com menos restrições.

Diante desses fatos, surge a luz de alerta para que os brasileiros não cometam os mesmos erros ocorridos em países europeus que tiveram uma diminuição de casos e mortes, relaxaram nas restrições e voltaram a ter aumento de casos .

Jorge Roriz – Áudio exibido no Programa Excelsior Saúde, no quadro: “Opinião”.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.