Covid-19: OMS pede prioridade para pessoas de maior risco tomarem a dose de reforço

schedule
2023-03-31 | 19:22h
update
2023-03-31 | 20:23h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Covid-19: OMS pede prioridade para pessoas de maior risco tomarem a dose de reforço

Especialistas em vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendaram nesta terça-feira, 28, que as doses de reforço contra a covid-19 não sejam mais administradas à população que não esteja nos grupos de alto risco, dado o alto nível de imunização alcançado pelas populações em vários países.

“Cada país deve considerar seu contexto específico ao decidir se deve continuar vacinando grupos de baixo risco, como crianças e adolescentes saudáveis, sem comprometer outras imunizações cruciais”,

Membros da OMS mostraram preocupação com a redução que a pandemia produziu nos programas de vacinação contra o sarampo, com cerca de 25 milhões de crianças afetadas, o que causou a menor taxa de cobertura desde 2008.

A recomendação da OMS de priorizar os mais idosos e pessoas de maior risco não é para diminuir a importância e eficácia da vacina e sim, para que sejam retomadas  com maior intensidade, vacinações contra outras doenças que  tem sido reduzidas.

Outra preocupação é de priorizar a vacinação das pessoas mais vuneráves em detrimento as pessoas de menor risco, devido a falta de estoques nos países mais pobres.

integrantes do Grupo Assessor Estratégico de Especialistas em Vacinas (SAGE) da OMS dividiram a população em três grupos de risco (alto, médio e baixo): a necessidade de novas doses de reforço permanece apenas para o primeiro, que inclui: idososimunossuprimidos profissionais de saúde. A orientação foi definida após reuniões entre os dias 20 e 23 março.

A recomendação de que todos devem tomar todas as doses disponíveis em seus respectivos países é mantida. A priorização depende dos estoques e deve atender com prioridade as pessoas de maior risco.

Em nenhum momento a OMS afirmou que  a aplicação da vacina de reforço em crianças e adolescentes  e adultos ( não idosos ) possa causar algum problema de saúde.

Jorge Roriz- Jornalista – DRT 3160 BA

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
30.07.2024 - 07:59:48
Uso de dados e cookies: