O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que quanto mais tempo uma pessoa passar usando o respirador, menor a chance de sobrevivência.
Ele destacou que o distanciamento social está funcionando e que não pode parar porque o número de hospitalizações diminuíram e que o impacto da diminuição de mortes só será observado após algum tempo.
Morreram nos EUA, 1970 mortes em 24h, o o país já tem 13 mil mortes. A doença está chegando as regiões rurais do país, onde muita gente acreditava que a Covid não chegaria. Quem mais morre nos EUA são negros e pobres. Em Chicago, e Nova Orleans, 70% dos mortos são negros. em Nova Orleans o cenário é 70% dos mortos são negros apesar dos negros serem apenas 30% da população.
Não é uma questão de raça mas de classe social econômica. Nos EUA não existe Saúde Pública. Os pobres evitam procurar médicos porque a conta pode endividar a pessoa para o resto da vida. Isso desencadeia o desenvolvimento de doenças que deixa a pessoa mais propensa a ser infectada pelo covid 19.
Esta foi a explicação do médico, Anthony Fauci, da Força Tarefa no combate a epidemia da Casa Branca. A prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, afirmou que a principal causa do grande números de negros afetados pela doença é o resultado de décadas de desigualdade
o racismo estrutural e da falta de oportunidades econômicas, para essa população. O bairro de Nova York com o maior números de mortes é o Brooklyn, (bairro de moradores negros).
Em Nova York, com uma população de 20 milhões de habitantes, tem mais casos confirmados do que toda Itália, com 60 milhões de habitantes.