Covid 19 – França e Itália alertam sobre o uso da hidrocloroquina

Após a decisão tomada pelo Alto Conselho de Saúde Pública francês, ter desaconselhado o uso da cloroquina contra covid 19, o governo francês proibiu nesta quarta-feira (27) oficialmente o uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19 nos hospitais. “Seja em consultas ou no hospital, esta molécula não deve ser prescrita para pacientes afetados pela Covid-19”, afirmou o ministério da Saúde, após a publicação do decreto de proibição no Diário Oficial francês. O uso em testes clínicos continua autorizado.

Na Itália, a medicação para o uso contra a covid 19, também foi suspensa pela Agência de Medicina da Itália (AIFA), permitindo apenas em testes clínicos.( acompanhamento médico em experiencia de teste, sabendo que existe alto risco).

Um estudo recentemente publicado na semana passada pela revista médica “The Lancet” destacou a ineficácia da hidroxicloroquina e a cloroquina no tratamento da Covid-19. A pesquisa feita com 96 mil pacientes indicou que, além de não favorecer a recuperação dos infectados, as substâncias provocam um risco maior de morte e de desenvolvimento de arritmia cardíaca.

A agência  de medicina da Bélgica, também alertou contra a continuação do uso do remédio para tratar o vírus, exceto em testes clínicos.  Os testes devem levar em consideração os altos riscos em potencial.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.