O Instituto de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) busca novos voluntários para testes do medicamento de uso oral Paxlovid contra a covid-19. Os testes que aconteceram no Rio de Janeiro, usará fármaco desenvolvido pela farmacêutica Pfizer.
Contudo, para participar, é preciso ter 18 anos ou mais; ter sintomas e resultado positivo para covid-19 há menos de cinco dias; bem como ter recebido a imunização contra a doença pela última vez há mais de 12 meses. Essa última condição faz com que o estudo seja voltado para pessoas que não se vacinaram ou estão com esquema terapêutico incompleto (apenas primeira ou segunda dose). Segundo a Fiocruz, esse é o protocolo do ensaio clínico para conseguir testar a eficácia do medicamento.
Além disso, o instituto de infectologia informa que os voluntários passarão por uma avaliação médica com critérios mais detalhados. Para se candidatar, é preciso entrar em contato pelo telefone (21) 99784-9876.
De acordo com resultados preliminares do medicamento, que combina os antivirais nirmatrelvir e ritonavir, reduziu em 89% a hospitalização pela doença e óbitos naqueles pacientes.