Em comunicado a prefeitura de Feira de Santana confirmou, nesta quinta-feira, 18, a identificação do o primeiro caso de transmissão vertical de Covid-19. Esse tipo de transmissão acontece quando a mãe transmite a doença para o bebê ainda no útero. De acordo com a gestão municipal, a confirmação se deu porque os dois não tiveram contato após o nascimento da criança.
“Foi uma gravidez de 30 semanas que acabou tendo que ser feito um parto de urgência. No dia seguinte fizemos a coleta da secreção respiratória do bebê, que resultou positivo”; de acordo com informações da médica infectologista coordenadora do comitê de combate ao coronavírus de Feira, Melissa Falcão.
Além disso, a especialista ressaltou que, pela mãe ter testado positivo para a doença, ela e o bebê foram internados em Unidades de Terapia Intensiva diferentes; contudo, ainda assim a criança testou positivo.
Por outro lado, mesmo tendo precisado de ventilação mecânica; com a boa evolução estão em ventilação espontânea, apresentando melhora clínica.
De acordo com o comitê, a situação do coronavírus em Feira é grave, com a sobrecarga nas redes públicas e privadas da cidade e a falta de dois medicamentos, um anticoagulante e um relaxante muscular, necessários para a intubação dos pacientes.
Veja também: Opas pede que países mantenham imunização contra a Covid-19 com vacina da AstraZeneca