Registrando 712.063 casos de covid-19; com mais de 2 mil em apenas 24 horas; o estado de Santa Catarina; bem como os demais estados brasileiros enfrentam um momento difícil da nova onda de contaminação pelo vírus.
Por conta disso; de acordo com informações do Uol, o sistema de saúde de Santa Catarina colapsou, tendo hospitais do estado sem vagas de leitos de UTI e pacientes diagnosticados com vírus recebendo orientação para uso de medicamentos como ivermectina e cloroquina.
Contudo, os medicamentos são ineficazes contra a doença e podem agravar os quadros clínicos dos pacientes; estudo publicado na The New England Journal of Medicine , um dos mais renomados periódicos científicos do mundo reuniu pacientes de 55 hospitais brasileiros e revelou que o medicamento não promove qualquer benefício no tratamento de pacientes em estado moderado de gravidade.
Anteriormente, em junho de 2020 o governo de Santa Catarina distribuiu hidroxicloroquina aos municípios. O medicamento era parte de kit receitado em diferentes unidades de saúde.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda alerta que ainda não existem medicamento que usados de forma precoce impeçam o desenvolvimento da doença. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) também emitiu nota, referente as publicações do uso de medicamento sem a devida prescrição medica.
Veja também: Combate ao desemprego é prioridade para 41% da população brasileira