Portal Saúde no Ar

 

Covid-19: China é o mais novo país aliado à defesa da quebra de patentes das vacinas

Em anuncio, o Ministério das Relações Exteriores da China declarou nesta segunda-feira (17) que pretende seguir os passos da Índia; bem cmo da África do Sul e defender a quebra da patente de vacinas contra a Covid-19 na Organização Mundial do Comércio (OMC); como uma maneira de reforçar a produção.De acordo com a declaração dada durante uma entrevista coletiva pelo porta-voz do ministério, Zhao Lijian; no início do mês, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a ideia dos países emergentes. Uma surpresa mundial, já que os EUA é sede das principais farmacêuticas.

Além dos Estados Unidos, a União Europeia anunciou interesse em discutir a proposta americana para quebrar as patentes dos imunizantes De acordo com o presidente francês Emmanuel Macron, “A União Europeia está pronta para discutir todas as propostas contra a crise de maneira eficaz e pragmática e a maneira como a proposta americana permitiria atingir esse objetivo”, reagiu a representante do bloco europeu, em um discurso por videoconferência no Instituto Universitário de Florença, na Itália.

Além disso, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou de “histórico” o anúncio americano de apoio à suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19.

Caso a quebra de patentes seja aprovada, a vacinas contra a Covid-19 terão produção por empresas de todo o mundo. Por outro lado, o Brasil não apoiou a proposta da Índia e da África do Sul.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Projeto Astrominas oferece 600 vagas para mergulho na ciência

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.