Covid-19: Bharat Biotech lança vacina intranasal

Nesta quinta-feira (26), a farmacêutica indiana Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, lançou uma vacina de aplicação intranasal contra a Covid-19.

Chamado Incovacc, o imunizante tem desenvolvimento para série primária e reforço heterólogo. De acordo com o laboratório, a vacina é a primeira de aplicação nasal com esse regime vacinal e recebeu aprovação da Central Drugs Standard Control Organization (CDSCO).

O novo imunizante está disponível pela iniciativa de vacinação indiana CoWIN. O valor de mercado privado por dose é de cerca de R$ 50 e de aproximadamente R$ 20 para suprimentos para o governo da Índia e governos estaduais.

A Incovacc utiliza um adenovírus incapaz replicar-se como vetor de uma proteína Spike do coronavírus estabilizada. De acordo com informações da a empresa, a vacina recebeu boas avaliações em ensaios clínicos de fases I, II e III com resultados bem-sucedidos.

A vacina foi formulada para permitir a administração pelo nariz através de gotas, sem a utilização de agulhas. O sistema de aplicação nasal tem projeto mais economico em países de baixa e média renda.

Para as pesquisas da Fase III, que contou com regime de duas doses, permitiu avaliar a segurança e a capacidade de indução da resposta imunológica. O estudo, contou com aproximadamente 3.100 indivíduos, em 14 locais de ensaio em toda a Índia.

“Hoje, a Índia contribui com 65% da necessidade mundial de vacinas, salvando vidas de crianças, adolescentes e adultos. Também é ótimo observar que, no diálogo global, as capacidades de fabricação, pesquisa e inovação da Índia são admiradas. A Índia além de conhecida como a farmácia do mundo, também estará conhecida como pesquisa e inovação em vacinas”, afirmou o ministro da Saúde da Índia, Mansukh Mandaviya.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe