A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mais dois novos autotestes de covid-19; incluindo um que faz uso da saliva, em substituição ao swab nasal. Dessa forma, o país já possui quatro autoteste aprovados. A publicação dos novos registros está na resolução Resolução-RE 605, de 24 de Fevereiro de 2022, publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
De acordo com a Anvisa, um dos principais pontos de atenção para análise dos autotestes é a usabilidade; onde está incluso as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permite a uma pessoa leiga fazer o uso correto do produto.
Em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda; o SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE, terá fabricação no Brasil. O swab nasal não profundo (haste utilizada para coleta secreção nas narinas) poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com um, dois e cinco testes para atender às famílias.
Por outro lado, o autoteste COVID Ag Oral Detect, registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda, é o primeiro autoteste registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva e que também terá fabricação nacional. Assim, a coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo.