Uma pesquisa feita em 155 países em três semanas do mês de maio, concluiu que os serviços de prevenção e tratamento de doenças não transmissíveis (DCNT) foram severamente interrompidos desde o início da pandemia do COVID-19. Isso preocupa a Organização Mundial da Saúde, porque muitas dessas doenças, são fatores de risco para a covid 19.
“Os resultados desta pesquisa confirmam o que ouvimos dos países há várias semanas”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde. “Muitas pessoas que precisam de tratamento para doenças como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes não recebem os serviços de saúde e medicamentos necessários desde o início da pandemia do COVID-19. É vital que os países encontrem maneiras inovadoras de garantir que os serviços essenciais para as DNTs continuem, mesmo quando combatem o COVID-19″.
A principal descoberta é que os serviços de saúde foram parcial ou completamente interrompidos em muitos países. Mais da metade (53%) dos países pesquisados possui serviços parcial ou totalmente interrompidos para o tratamento da hipertensão; 49% para tratamento de diabetes e complicações relacionadas ao diabetes; 42% para tratamento de câncer e 31% para emergências cardiovasculares.
Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.