A equipe de pé e tornozelo do Hospital do COT foi destaque nos jornais desta quarta-feira (05.08), por conta de uma cirurgia inédita na Bahia, realizada no dia 25 de julho, pelos ortopedistas Ivo Kitaoka e Marcus Moreno.
A cirurgia inovadora abre uma nova perspectiva para as artropatias (inflamação nas articulações) degenerativas do tornozelo, passando a tratar a artropatia total do tornozelo, ao substituir a superfície articular por implantes que funcionam como um sistema de rolamento móvel, permitindo o movimento das articulações.
Esse tipo de artrose no tornozelo vem se tornando cada vez mais comum, seja de forma primária ou por fraturas. Até agora, na Bahia, o tratamento das artroses severas e incapacitantes era a artrodese, ou seja, a fusão da articulação para melhora da dor.
O novo procedimento é uma outra opção de tratamento e na opinião dos especialistas têm um futuro promissor, pois as próteses foram aperfeiçoadas sendo compostas por três componentes: componente tibial, componente talar e componente intermediário revertidos por material que se integram ao osso, garantindo a fixação.
Para chegar a esta situação de excelência, a equipe de pé e tornozelo do Hospital do COT realizou vários estudos da técnica, inclusive na Alemanha. Também participaram do procedimento cirúrgico os médicos Carolina Moraes, Gabriela Nonato e Marilton Gomes.
Fonte: TB
A.V.