Pesquisa realizada por cientistas da Universidade Sul da Dinamarca afirmam que os cosméticos, que dizem rejuvenescer são ineficazes. Estudos demonstraram que os lipossomas não funcionam como veículos de transporte de agentes ativos na pele.
Várias empresas de cosméticos baseiam seus produtos na alegada capacidade dos lipossomas de transportar agentes nutritivos e rejuvenescedores profundamente na pele.
Os cientistas que pesquisam novos medicamentos estão receosos. Afinal, se eles pudessem transportar agentes nutritivos através da pele, também poderiam transportar medicamentos para o corpo. Infelizmente, o estudo mostra que os lipossomas não conseguem penetrar a barreira da pele sem se quebrar.
O estudo é um prosseguimento de um trabalho anterior, publicado em 2013, no qual mostrou que os lipossomas na verdade perdem sua carga de agentes ativos no momento em que atingem a superfície da pele.
De acordo com o uso do nanoscópio, usado para estudar a pele, foi possível identificar que os lipossomas quando atingem a pele se rompem, os agentes ativos que eles transportam podem iniciar uma reação a partir da superfície da pele, não se perdendo completamente. Contudo, somente novos estudos comparativos dirão se isso seria diferente de uma aplicação superficial, sem os lipossomas.
Redação Saúde no Ar
Tamires Moreno