Aos familiares, a recomendação informada no momento do agendamento é o da redução do tempo da cerimônia de sepultamento para até dez minutos e com, no máximo, dez pessoas. Além disso, sugere que seja mantida a distância mínima de dois metros entre os presentes.
As cerimônias estão ocorrendo obrigatoriedade com o caixão fechado durante todo o tempo. Em casos de óbitos confirmados por coronavírus, não há velório. os coveiros recebem orientações de como manusear o caixão durante o sepultamento.
As mudanças fazem das estratégias municipais para combate à disseminação no novo coronavírus (Covid-19) e segue as orientações dos órgãos de saúde.
“Estamos com um cenário de luta contra o vírus e ampliando nosso sistema funerário municipal. Com relação a equipamentos de segurança, todos nossos colaboradores da área estão protegidos contra a Covid-19”, avaliou, secretário da Semop e presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Marcus Passos
Durante a quarentena, os cemitérios permanecem abertos ao público somente durante os horários dos agendamentos e sepultamentos – das 8h às 16h, ou o até o último funeral. Os velórios estão sendo realizados, preferencialmente, no turno matutino. A quantidade de vagas disponíveis nos cemitérios varia diariamente, já que depende da quantidade de exumações que acontecem a cada três anos e meio.
A média diária é de treze sepultamentos nos dez cemitérios municipais de Salvador. As unidades ficam em Brotas, Itapuã, Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe e quatro deles localizados nas ilhas de Bom Jesus, Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora. Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones (71) 3322-1037, 3266-2194 ou 3202-5472.
Fonte: Secom
Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.