Coronavírus: Médicos já temem AVC e mudam os protocolos

schedule
2020-04-30 | 21:25h
update
2020-04-30 | 21:25h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Coronavírus: Médicos já temem AVC e mudam os protocolos

Com a confirmação de que o covid 19 causa alterações neurológicas e provoca microcoágulos nos vasos sanguíneos, alguns hospitais estudam a mudança de protocolo para saber se pacientes com essas alterações possui o covid 19.

Os relatos de casos de pacientes de covid com problemas neurológicos ocorrem em diversos países.  No sábado, o jornal americano The Washington Post publicou uma reportagem em que profissionais do Hospital Mount Sinai Beth Israel, em Nova York, relatam um aumento de pacientes entre 30 e 40 anos saudáveis que tiveram AVC – nos quais depois se identificou covid-19.

Necropsias em vítimas da doença revelaram a presença de pequenos coágulos nos vasos sanguíneos de diversas partes do corpo. Também foram constatadas tromboses cerebrais.

O patologista Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do grupo que realiza necropsias no Hospital das Clínicas, afirma que em 18 corpos analisados, ele encontrou, por meio de tomografias, lesões cerebrais em dois. “São sinais sugestivos que podem ser de AVCs recentes, mas ainda não fizemos análises microscópicas”, diz.

O neurologista Gabriel Freitas, pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal Fluminense, afirma que teve um paciente que chegou ao hospital com AVC, sem outros sintomas, e depois com uma tomografia de tórax se percebeu que ele tinha a covid-19.

A neurologista Gisele Sampaio, coordenadora da Rede Brasil AVC e médica do Einstein e da Escola Paulista de Medicina, afirma também ter recebido um caso de AVC em uma paciente de 56 anos que depois se mostrou ser também de covid. “Ela foi para o hospital com dor de cabeça forte, tinha queixa respiratória, de cansaço, e por isso fizemos tomografia de pulmão. Vimos o padrão compatível com covid, depois confirmado com teste de PCR. Imaginamos que tenha relação com a covid sim, porque ela não tinha nenhum outro histórico importante para AVC”, conta Gisele. A paciente acabou morrendo.

 

Fonte: Estadão

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
03.08.2024 - 03:02:10
Uso de dados e cookies: