Com repercurção internacional sobre a pausa nos testes da vacina Coronavac; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que a retomada dos testes já estão autorizados no Brasil. Dessa forma, o Butantan; responsável pela aplicação das doses no país; declarou retomada imediata dos estudos.
Pedido do STF
Além disso, após pedido do ministro Ricardo Lewandowski ; para que a Anvisa apresentasse o Supremo Tribunal Federal informações o sobre estagio e andamentos das vacinas em testes em 48 horas. O pedido teve conclusão na tarde desta quarta-feira (11).
Na terça-feira (10); o ministro estipulou o prazo da agência prestar as informações. De acordo com o ofício, a Anvisa disse que as quatro vacinas que receberam a autorização para serem desenvolvidas no país estão na fase clínica. Estão sendo testadas as vacinas do laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford; bem como a Coronavac, e dos laboratórios Pfizer e Janssen (Johnson & Johnson).
De acordo com nota divulgada pela agência:
“Trata-se de informações que demonstram que as medidas em curso adotadas pela Anvisa acerca do desenvolvimento de todas as vacinas em estudo no país seguem rigorosamente o rito técnico e científico previsto em protocolos internacionais e no regulamento em vigor na Agência, com observância da isonomia, da imparcialidade e especialmente dos preceitos de confidencialidade, que são princípios e valores fundamentais seguidos pela instituição no seu compromisso com a população brasileira de atestar a qualidade dos dados dos estudos clínicos e a segurança dos voluntários”.