Mais três pessoas morreram vítimas do coronavírus MERS, na Coreia do Sul nesta quinta-feira (18/06). O número registrados de mortos chega a 23 no país e há 165 infectados, segundo informações das autoridades.
De acordo com o ministério da Saúde, 24 pacientes já receberam alta e 17 se encontram em situação estável.
Os contágios ocorreram principalmente nos hospitais, onde alguns pacientes diagnosticados nos últimos dias não estavam entre as pessoas colocadas em quarentena. Autoridades também afirmam que a maioria das vítimas fatais já tinha problemas de saúde antes de contrair o coronavírus.
O coronavírus MERS – Síndrome Respiratória do Oriente Médio – não há ainda tratamento ou vacina, apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (17), que a epidemia de MERS na Coreia do Sul é um sinal de alerta para que todos os países aumentem a vigilância. De acordo com a organização, todos os países devem estar preparados para a possibilidade de focos similares a este e de outras doenças infecciosas graves.
Apesar do alerta, a OMS decidiu não declarar estado de emergência internacional pelo coronavírus MERS porque ainda “não se apresentam as condições”.
Fonte: Agência France Press – AFP
L.O.