Coreia do Sul confirma 16 mortes Coronavírus Mers

Mais uma morte causada pelo coroavírus Mers foi confirmada pelo governo da Coreia do Sul nesta segunda-feira (15/06). Cinco novos casos de infecções da doença também foram registrados e país continua em alerta, com 5.200 pessoas em quarentena.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a vítima fatal recente é um homem de 58 anos, que sofria de diabetes, e atualmente há 150 infectados contabilizados na Coreia do Sul. Desse total, 17 deles estão em condição instável.

Depois da Arábia Saudita, a Coreia do Sul é o segundo país mais afetado pelo surto. De acordo com Organização Mundial da Saúde – OMS – não há tratamento e nem vacina ainda para o coronavírus Mers – Síndrome Respiratória do Oriente Médio – que apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%.

Ainda segundo uma equipe da OMS que visitou Seul, o foco representa um desafio “complexo” e mais casos devem ser registrados. A OMS afirmou também que vai fazer uma reunião de emergência nesta terça-feira (16) para avaliar o surto, descrito pela entidade como “grande e complexo”.

Já a Agência de Saúde da Organização das Nações Unidas – ONU relatou que mais casos devem ser esperados, todavia a doença está limitada em hospitais e não há registro espalhado pela comunidade. Também não há indício do vírus da Mers encontrado na Coreia do Sul, que tenha se modificado e se tornado mais transmissível.

A Mers é causada por um coronavírus da mesma família que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave – Sars, e é mais letal, embora não se espalhe tão facilmente, ao menos por enquanto.

Fonte: France Presse

Foto: Han Sang-kyun/Yonhap/Reuters

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.