Notícias

COP28 aprova acordo para afastar países dos combustíveis fósseis

A Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28) aprovou nesta quarta-feira (13) um acordo de alcance histórico que visa a promover a transição energética, distanciando as nações dos combustíveis fósseis.

É a a primeira vez na história das conferências das Nações Unidas dedicadas ao clima que um documento final dos trabalhos reflete a transição dos combustíveis fósseis para fontes energéticas alternativas. Após a aprovação, o presidente da Conferência sobre as Alterações Climáticas, Sultan Al Jaber, saudou depois o que descreveu como decisão histórica para acelerar a ação climática.

“Temos uma formulação sobre as energias fósseis no acordo final, pela primeira vez. Devemos estar orgulhosos deste sucesso histórico, e os Emirados Árabes Unidos, o meu país, estão orgulhosos do seu papel para chegarmos até aqui”.

De acordo com o texto, à “transição dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando a ação nesta década crítica, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbônica em 2050, de acordo com recomendações científicas”.

O documento final evitou, a utilização da palavra “eliminar”, que era contestada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e pela Arábia Saudita, e substituiu-a por “transição”, o que deixa uma janela aberta para a continuação dos combustíveis fósseis.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, celebrou o acordo que reconhece pela primeira vez a necessidade de abandonar os combustíveis fósseis. O secretário destaca que o acordo global da COP28 reafirma “claramente” a necessidade imperativa de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius, “exigindo reduções drásticas para as emissões globais de gases de efeito de estufa nesta década”, disse Guterres.

Além disso, a presidente da Comissão Europeia também saudou o acordo que marca o início da era pós-fóssil. “O mundo apoiou os objetivos da UE para 2030: triplicar as energias renováveis e duplicar a eficiência energética”, disse Ursula von der Leyen em mensagem na rede social X.

 

 

Fonte: Reuters / Foto: Pixabay

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

4 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

7 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

9 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

10 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

10 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

11 horas ago