Durantre participação no primeiro dia da COP27 que iniciou no último domingo (06), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que propôs ao presidente colombiano, Gustavo Petro, e ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a realização de uma cúpula sul-americana em defesa da Amazônia.
“Uma proposta que discutimos com o presidente colombiano Gustavo Petro, e que também discuti com o presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, é retomar a defesa da Amazônia”, disse.
Além disso, Maduro ressaltou a necessidade de resgatar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) criada em 1995 por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Anteriormente, em outubro deste ano, o ex-chanceler Celso Amorim afirmou em entrevista à Reuters que uma das principais ações do governo Lula quando eleito deveria ser a realização de uma cúpula ambiental e estender o convite a países que não são membros da OTCA.
Ainda assim, Petro, em reunião com Maduro no início de novembro em Caracas, mencionou que a Colômbia e Venezuela levariam propostas conjuntas à COP27 e que ele esperava que o Brasil se juntasse aos esforços.
“Deixaremos aqui uma posição firme não apenas da Venezuela, mas dos povos do Sul em defesa de um modelo humanista e respeitoso com as condições de vida do planeta”, disse Maduro.