COP-26: Bolsonaro promete corte maior de emissões de gases estufa

Em discursos transmitidos no pavilhão do Brasil na Conferência do Clima (COP-26), em Glasgow, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciaram que o Brasil passa a ter a meta de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa, até 2030. Antes do anúncio a meta era de 41%.
Bolsonaro é acusado de ter cometido, pedaladas climáticas, Isso porque a meta de 43% de cortes nas emissões até 2030 tomava como base os lançamentos de gases estufa na atmosfera em 2005.
No pronunciamento, Bolsonaro destacou a necessidade de esforços para a conservação da floresta e para a criação de “empregos verdes”. Leite também defendeu que Estados mais ricos sejam “mais ambiciosos” em suas metas para reduzir a poluição atmosférica.

A COP-26, que começou neste domingo e seguirá até o dia 12, discute ações climáticas que possam fortalecer o combate ao aquecimento global com base nas metas do Acordo de Paris, pacto assinado em 2015. A conferência ocorre em um momento em que eventos climáticos extremos – como secas, inundações e ondas de calor – têm sido cada vez mais frequentes.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.