Notícias

Contra o coronavírus: CFF alerta contra a venda de medicamentos sem eficácia comprovada

Com a pandemia do novo coronavírus; o Ministério da Saúde e o Presidente Jair Bolsonaro tem apoiado a utilização de medicamentos para o tratamento precoce contra o vírus mesmo sem eficácia comprovada; o número de vendas da hidroxicloroquina mais que dobrou; de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF); em 2019 foram vendidos 963 mil unidades do remédio; contudo, no ano de 2020 esse número chegou a 2 milhões de unidades.

Além disso, CFM tem ressaltado que não recomenda o uso dos medicamentos, mas defende a autonomia dos médicos. “O farmacêutico tem autonomia durante a venda e deve alertar sobre os riscos do uso de medicamentos off-label; mesmo quando o paciente tem uma receita médica em mãos. Independentemente da pandemia, o farmacêutico tem a obrigação de observar sempre antes de dispensar (liberar) qualquer medicamento quais são os aspectos técnicos e legais. Ou seja, ele tem autonomia para decidir se libera ou não. Às vezes, ele pode detectar algum problema que inviabiliza a dispensação e, agora, com a questão da Covid-19; essa autonomia foi até enfatizada”, explica Tarcísio Palhano, assessor da presidência do CFF e presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica.

Por meio de nota, o CFF reafirma que “Já se posicionou inúmeras vezes diante da categoria e da sociedade, reafirmando sua defesa da assistência à saúde baseada em evidências”. Veja nota completa aqui.

Anteriormente a ABMMD – Associação Brasileira de Médicos e Médicas pela Democracia, encaminhou carta aberta onde conta com mais de duas mil assinaturas pedindo uma nova posição a respeito do tratamento precoce a covid-19. O documento ressalta notas de diversas entidades nacionais e internacionais de saúde, publicadas durante a pandemia, onde esclarecem a ineficácia de medicamentos no tratamento precoce ao novo coronavírus.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Vacinação Covid 19: O que você precisa saber?

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

13 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

16 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

17 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

19 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

20 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

20 horas ago