Portal Saúde no Ar

 

Contra covid: Reino Unido aprova medicamento da Merck

Em anuncio nesta quinta-feira (4), o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a autorizar o molnupiravir; o tratamento em comprimidos contra a covid-19 desenvolvido pelo laboratório americano Merck Sharp & Dohme (MSD).

“Hoje é um dia histórico para nosso país, porque o Reino Unido é agora o primeiro país do mundo a aprovar um antiviral contra a covid-19 que pode ser tomado em casa”; afirmou o ministro da Saúde, Sajid Javid, em um comunicado.

 

O medicamento

O molnupiravir  é um antiviral que atua reduzindo a capacidade de reprodução do vírus, freando assim a doença. O medicamento recebeu autorização da agência reguladora britânica, a MHRA; para as pessoas que sofrem de covid-19 leve ou moderada e apresentam ao menos um fator de risco de desenvolver a forma grave da doença (obesidade, idade superior a 60 anos, diabetes ou doenças cardíacas).

Dessa forma, o fármaco pode ter duas funções: tanto para evitar que os infectados sofram sintomas graves; como para evitar que as pessoas que tiveram contato com o paciente desenvolvam a doença.

O Reino Unido tem um dos balanços mais graves do mundo em contágios por covid-19 e o governo anunciou em outubro a encomenda de 480.000 tratamentos de molnupiravir.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.